Imagem capa - 10 dicas para organizar a festa do seu filho por Magnun Leite Santos

10 dicas para organizar a festa do seu filho





1. QUANDO COMEÇAR?
O ideal é pensar no aniversário o quanto antes: de dois a três meses de antecedência, se você for fazer em casa, ou de seis meses a um ano, para reservar salão de festas (pode parecer muito mas, acredite, é mesmo necessário, porque as datas dos mais concorridos se esgotam rápido).

2. O QUE FAZER PRIMEIRO?
Sem dúvida, a lista de convidados! É com base nela que você perceberá se o espaço da sua casa ou do salão de festas é suficiente, ou se precisará realizar a festa em outro local.

3. QUEM CONVIDAR?

Convidar pessoas que realmente convivam com a criança e a família, caso a criança esteja na escola chamar os amigos de classe e os pais, é sempre importante pedir confirmação, já que  algumas coisas da festa são calculadas de acordo com a quantidade de convidados!!! 

4. O QUE SERVIR? 
Com base no horário da festa, defina o cardápio. Alguns especialistas defendem que é preciso pensar em opções saudáveis. Outros ponderam que há quem espere os aniversários para comer as guloseimas. Então, vale o meio-termo: ofereça itens leves, mas não abandone totalmente as delícias tradicionais. Se as crianças forem muito novas, inclua também salada de frutas e iogurte.

5. COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE COMIDA?
Ao contratar um buffet, eles saberão a quantidade necessária de cada item. Se você mesma for organizar, use a calculadora de festa do site CRESCER.

Leia também

6. QUE TEMA PARA A DECORAÇÃO? 
Crianças de até 2 anos não sabem escolher o tema, portanto, a palavra final é sua. Opte por algo que tenha a ver com ela ou temas mais gerais como passarinhos, bolas e cores. E vale de tudo para fugir do tradicional. A partir do terceiro aniversário, ela já pode opinar.

7. COMO ANIMAR A FESTA?
Contrate monitores de atividades (oficinas de artesanato), um contador de histórias ou teatro de bonecos. Os pequenos adoram! 

8. QUANDO ENVIAR OS CONVITES? 
Tente entregar entre 20 e 30 dias antes da festa. Tudo bem mandar os convites por e-mail ou pelas  redes sociais, mas telefone para saber se todos os convidados receberam. E não se esqueça de chamar as pessoas que  não usam essas tecnologias!

9. LEMBRANCINHAS
Elas não precisam ser muito sofisticadas. Com ideias criativas e práticas, você pode agradar a todos: a peça que cada criança produzir na oficina de artesanato da própria festa, por exemplo, pode ser levada como lembrancinha. Calcule sempre algo a mais para poder agraciar convidados de última hora.

10. CHECK LIST
Faça uma lista para imprimir e controlar o andamento de cada etapa do preparo da festa.



Fontes consultadas: Camila Falci e Milena Lopez, sócias proprietárias da Minimimos Festas (SP); Cristina Corrocher, proprietária Hipi Hurra Idéias para Festas (SP); Kika Duarte, proprietária da Auguri Festas (SP); Mayra Abucham, consultora de alimentação infantil (SP).